Nos Passos do MestreNos Passos do MestreNos Passos do Mestre
Formação

Cuide da sua voz!

Olá Amigos NPM!

     Com grande alegria aceitei o convite de escrever para o site destes queridos amigos NPM! Que este site possa nos auxiliar a seguirmos cada dia mais de perto os passos do nosso amado Mestre!

    Minha vivência musical teve início, como para muitas outras pessoas, na vivência de grupo de jovens na Igreja, e também em grupo vocal no colégio. Sou muito grata a todos que sempre se dedicaram para que eu gostasse de música! Cantava junto com os jovens nas atividades da Paróquia. Cantava porque gostava! Às vezes, seguimos alguns caminhos que nem nós mesmos poderíamos imaginar. Hoje, faço parte do Tabor, grupo que tem grande preocupação com a formação litúrgico-musical, e dou aulas de canto. Aproveito que dia 16 de abril foi o Dia Mundial da Voz para dividir com vocês algumas experiências.

    Pelo Tabor, temos ido a várias paróquias para auxiliar na formação, e tenho observado cantores sedentos de dicas. É lindo ver que as pessoas estão dispostas a fazer o melhor, e muitas vezes só precisam de uma orientação adequada. Precisamos conhecer muito bem o nosso instrumento, o corpo, pois é um maravilhoso presente que Deus nos deu, e temos que aprender a cuidá-lo! Aí começa o primeiro passo para cantar bem: respeitar nosso instrumento! Parece algo óbvio, mas muitas vezes insistimos em seguir cantando mesmo com a garganta doendo, ou até em tonalidades não confortáveis. A nossa voz geralmente pode muito mais do que imaginamos, mas precisamos de paciência e dedicação para obter avanços técnicos.

    Para nossa voz ficar bem, é muito importante termos um cuidado com toda nossa saúde. Precisamos querer ser santos por inteiro, querer ajustar nossa vida toda, ajustar nosso coração ao coração do Mestre! Não podemos esquecer que beber água deve ser um hábito de quem utiliza bastante a voz. O repouso vocal e a maçã também são muito recomendados. Cuidado com os chamados “mitos”. Quem já não ouviu que gengibre faz bem? Ou pastilhas? Quando falamos de uma voz saudável, precisamos pensar sempre no trio infalível: água, maçã e repouso! Existem muitas dicas que não passam de furadas!! As pastilhas, o gengibre, por exemplo, “anestesiam” e fazem com que não percebamos o esforço vocal, o que pode ocasionar abuso vocal e futuras lesões.
    
Abaixo deixo o link de uma campanha de Portugal em função do Dia Mundial da Voz.
http://www.diamundialdavoz.com/site_dmv/video_fabrica.asp

Um abençoado Tempo Pascal! Que nossa voz expresse nossa alegria pela ressurreição de nosso Senhor!

Abraços,
Michelle Girardi
Preparadora vocal, membro do Tabor e da Pastoral Litúrgica do Vicariato de POA
@migirardi


Evangelize
    
Login
Usuário
Senha
Facebook
Comunidade Nos Passos do Mestre © 2011 todos os direitos reservados www.nospassosdomestre.com.br - Desenvolvido por Tabor