Nos Passos do MestreNos Passos do MestreNos Passos do Mestre
Formação

Carisma e Identidade NPM

“O Senhor Deus deu-me a língua de um discípulo para que eu saiba reconfortar pela palavra o que está abatido. Cada manhã ele desperta meus ouvidos para que escute como discípulo; o Senhor Deus abriu-me o ouvido e eu não relutei, não me esquivei.” (Is 50, 4-5)

Nós, Comunidade Nos Passos do Mestre, somos gratos ao nosso amado Pai, que, segundo a Sua santa vontade, nos chamou a seguir os passos de seu Filho para que pudéssemos dar vida a esse carisma NPM para este tempo da Igreja. A nossa gratidão a esse chamado se expressa mediante uma vida identificada pelo seguimento de Jesus Mestre, oriunda da experiência de se reconhecer amado. Somente quem se reconhece amado é capaz de se lançar a amar verdadeiramente.

A primeira experiência no carisma NPM é o deixar-se amar, experimentar o amor de Jesus “Caminho, Verdade e Vida” que acolhe toda a nossa condição humana. Essa foi a experiência de Santa Maria Madalena: deixou-se despir de sua realidade fechada em si mesma para acolher a pessoa de Jesus em sua vida. O seguimento foi a conseqüência imediata do encontro libertador da santa com o Santo dos Santos. A experiência com Jesus que ama e liberta promove o seguimento como resposta de vida do discípulo, que passa a chamá-Lo de Mestre.

Como vocacionados ao seguimento do Mestre, necessitamos estar aos Seus pés, permanecer em Sua presença amorosa, para então anunciar a intimidade que brota desse relacionamento. É aos pés do Mestre que encontramos nossa vocação, a nossa identidade de discípulos eleitos. A fraternidade e a missão brotam do relacionamento pessoal com Jesus através do pão diário da Palavra, onde Ele mesmo, gratuitamente, dá e multiplica as virtudes no nosso coração.

Nossa vocação é essencialmente matutina, floresce na alegria e na paz do encontro da manhã da Ressurreição. A cada manhã, pedimos para que o Mestre faça Páscoa conosco, que Ele nos liberte de nossos medos de amar e dos nossos velhos hábitos, renovando-nos com Seus sentimentos, oriundos do Seu coração misericordioso e transpassado na Cruz. Cada manhã é uma possibilidade de ressurreição para nós que caminhamos para a eternidade.

 Seguimos o Mestre que caminha para dar a Sua vida a todos os homens. Encontramos aí a nossa vocação: o seguimento expresso no dar a vida. Obedientes, como nosso Mestre foi ao Pai, nos colocamos disponíveis nessa peregrinação de amor e salvação que Ele deseja fazer conosco e com todos aqueles que Ele quer alcançar através desse carisma.

Desperta Jesus, nossos ouvidos, para estarmos atentos aos apelos de santidade que continuamente estás a fazer aos nossos corações, impelindo-nos a um discipulado verdadeiro.

Ricardo Martins
Comunidade Nos Passos do Mestre
rica@nospassosdomestre.com.br
@ricanpm


Evangelize
    
Login
Usuário
Senha
Facebook
Comunidade Nos Passos do Mestre © 2011 todos os direitos reservados www.nospassosdomestre.com.br - Desenvolvido por Tabor