Nos Passos do MestreNos Passos do MestreNos Passos do Mestre
Formação

Eu e meus sentimentos!

Cotidianamente vivemos situações em que experimentamos diversos sentimentos.  Por vezes sentimos tristeza, frustração, ou alegria, raiva, tranqüilidade. Há ocasiões que nos despertam medo, solidão, insegurança, angústia, irritação, mágoa, ou então compaixão, ternura, segurança, proteção... Em geral não aprendemos a lidar com nossos sentimentos, não temos uma educação emocional nas famílias e escolas. Como conseqüência, com facilidade nos atrapalhamos, ficamos confusos, e pouco sabemos nomear o que sentimos, identificar a que está relacionado o sentimento, a quem, e muito menos, o que fazer com tudo isso.

Corremos tanto no dia-a-dia que temos o risco de fazer as coisas sem estar inteiro em cada uma delas, conviver com as pessoas, sem estar realmente com elas, estar comigo sem estar comigo! Um caminho para uma vida afetiva saudável é a busca de maior aproximação de si. Em outras palavras, é prestar atenção no que acontece consigo, no que se está sentindo. Na distância, não há conhecimento. O que você está sentindo agora ao ler este texto? Tente dar um nome para o que sente.

Na busca de se perceber, há aspectos da afetividade que são importantes, e que muitas vezes não temos presente, como: os sentimentos não são errados ou certos (não é errado sentir raiva, por exemplo); os sentimentos são mutáveis; nem sempre os sentimentos determinam as ações, mas estas são resultados de escolhas; é importante expressar os sentimentos aos outros (se o outro fez algo que me magoou, posso comunicar que não gostei do que ele fez). Assim, meus sentimentos são espontâneos, mas podem mudar e, ainda, eu, na minha liberdade, posso escolher o que fazer com o que sinto. Não é porque estou com raiva que vou bater no outro. Posso lidar com minha raiva de forma que seja construtiva para mim e para o(s) outro(s). Saúde emocional também é contato com os próprios sentimentos, assumir a responsabilidade pelo que sinto e expressar o que sinto do modo mais construtivo possível.

Silvana Elisa Kloeckner Guimarães
Psicóloga, Comunidade Paz e Mel
silvanaek@yahoo.com.br


Evangelize
    
Login
Usuário
Senha
Facebook
Comunidade Nos Passos do Mestre © 2011 todos os direitos reservados www.nospassosdomestre.com.br - Desenvolvido por Tabor