Nos Passos do MestreNos Passos do MestreNos Passos do Mestre
Formação

A liturgia e o Sacramento da Eucaristia

Continuaremos nossa formação sobre liturgia, abrangendo a Celebração Eucarística.  Sabemos que a celebração é dividida em duas grandes partes: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. Ambas estão tão intimamente unidas e constituem um só ato de culto. (Sacrosanctum Concilium)

Os ritos iniciais são os ritos que precedem a liturgia da Palavra. É composto pela entrada, que é a união, congregação dos fiéis com o canto enquanto o sacerdote e diácono entram na Igreja. Após, acontece a saudação ao altar (beijo do sacerdote na mesa do altar) e ao povo reunido, que é a expressão à comunidade reunida da presença do Senhor.

Em seguida acontece o Ato Penitencial que é realizado por toda a assembléia através da confissão geral e absolvição pelo sacerdote, que não possui a eficácia do sacramento da penitência. Logo após inicia-se o Hino do Glória, que possui um texto próprio, não podendo ser substituído por outro. É o momento de expressarmos toda nossa gratidão para com Deus, por isso é um hino de louvor e a oportunidade de bendizer a Deus.

A Oração do dia, também chamada de coleta, por ser o momento de apresentar a Deus as intenções da celebração eucarística, inicia sempre com um momento de silêncio para que, junto com o sacerdote, apresentemos as intenções. Conforme tradição da Igreja, essa oração costuma ser dirigida a Deus Pai, por Cristo, no Espírito Santo. O povo une-se a súplica do sacerdote pela aclamação do Amém.

A Liturgia da Palavra deve ser celebrada de maneira que favoreça a meditação, evitando ao máximo neste momento as conversas, a pressa ou os ruídos que impeçam o recolhimento. Sua parte principal são as leituras da Palavra de Deus. Convém que sejam observados momentos de silêncio antes do início da liturgia da palavra, após as leituras e após a homilia, para que o coração acolha a Palavra e medite sobre a resposta que se dará em oração.

A proclamação do Evangelho constitui o ponto alto da Liturgia da Palavra, devendo-se manifestar maior veneração. Antes da leitura do Evangelho, canta-se o Aleluia, ou outro canto conforme o tempo litúrgico. Essa aclamação é uma acolhida por parte da assembléia ao Mestre que vai falar. O Aleluia é cantado em todo o tempo, exceto na Quaresma.

A homilia também faz parte da Liturgia da Palavra e é vivamente recomendada para nutrir a vida cristã. A homilia deve levar em conta as necessidades dos ouvintes, e convém que seja uma explicação sobre algum aspecto das leituras. Deve ser proferida pelo celebrante ou diácono, nunca, porém por um leigo.

O símbolo ou profissão de fé tem por objetivo levar o povo a responder a Palavra de Deus anunciada, bem como recordar e professar os grandes mistérios da fé.  Por fim, a Oração Universal (preces) é a elevação de preces a Deus pela salvação de todos. Costuma-se rezar pelas necessidades da Igreja, pelos poderes públicos, pelos que sofrem qualquer dificuldade e pela comunidade local. Pode-se também acrescentar uma intenção especial por alguma ocasião extraordinária (matrimônio, batismo, aniversário, JMJ).

Queridos irmãos, nossa liturgia da palavra é cheia de símbolos e significados. Exorto a cada um para que mergulhemos no amor de Deus por nós através da celebração eucarística e de um maior envolvimento com a Liturgia da Palavra durante as celebrações. Conscientes de que é o próprio Mestre quem nos fala, possamos também ter maior zelo pela Palavra durante as nossas celebrações, proclamando as leituras com seu devido respeito e amor, ouvindo com atenção máxima sem nos distrairmos ou distrairmos nossos irmãos.

Na sequencia partilharei um pouco mais sobre a liturgia eucarística, no desejo de aproximar nosso coração ao do nosso Mestre através da Eucaristia. O texto base utilizado nesta partilha foi a Introdução Geral do Missal Romano.

Ana Paula Landal
Comunidade Nos Passos do Mestre
@ana_landal


Evangelize
    
Login
Usuário
Senha
Facebook
Comunidade Nos Passos do Mestre © 2011 todos os direitos reservados www.nospassosdomestre.com.br - Desenvolvido por Tabor