Nos Passos do MestreNos Passos do MestreNos Passos do Mestre
Formação

A Voz

Nos últimos tempos comecei a refletir sobre a potência da voz humana. Não me refiro somente à voz cantada, daqueles conhecidos cantores de ópera. Refiro-me também ao choro do bebê recém-nascido, ao último suspiro próximo à morte, à nossa comunicação do dia a dia. O nosso som produzido pelo o que chamamos de aparelho fonador tem um poder expressivo que muitas vezes não valorizamos.

Nos últimos meses entrei em contato com autores da semiótica, filosofia, e lendo um livro sobre a filosofia da expressão vocal (Adriana Cavarero) fiquei com esta frase gravada: “cada voz é única, singular, capaz justamente de desvelar o ser também único, em carne e osso que a emite.” Que lindo é pensar que algo que nos diferencia, nos identifica é a nossa voz! Ninguém no mundo possui a mesma voz que eu, e aí está a beleza do meu falar, do meu cantar, pois somente eu posso expressar o que há de mais íntimo em mim através deste instrumento único.

Na Bíblia podemos encontrar muitas referências sobre a voz, o canto, a palavra, o Verbo. Como não ficar encantada lendo que “Deus disse” e as coisas foram feitas? E que através do “sopro” o ser humano foi feito? E a mudez de Zacarias em contraponto com a voz que clama no deserto de João Batista?

O padre jesuíta Joseph Gelineau que teve um destaque na reflexão sobre a música litúrgica pós-Conciliar, destaca que o poder da voz pode explicar-se pelo fato de que as primeiras percepções externas do embrião humano são de ordem acústica: ruídos, a voz da mãe. Quando falamos, cantamos, a nossa voz adentra no outro, mesmo sem este escolher se quer ou não. Fico me questionando: O que tem saído de nossas bocas? O que estamos ouvindo?

 

Michelle Girardi
Preparadora vocal, membro do Tabor e da Pastoral Litúrgica do Vicariato de POA

@migirardi

 

 

REFERÊNCIAS

GELINEAU, Joseph. Música e Experiência de Deus. Revista Concilium/222. 1989/2: LITURGIA. Editora Vozes, 1989.

 

MOLINARI, Paula. Técnica vocal: princípios para o cantor litúrgico. São Paulo: Paulus, 2007.

 


Evangelize
    
Login
Usuário
Senha
Facebook
Comunidade Nos Passos do Mestre © 2011 todos os direitos reservados www.nospassosdomestre.com.br - Desenvolvido por Tabor