Nos Passos do MestreNos Passos do MestreNos Passos do Mestre
Formação

Ano da Fé

Inicia o Ano da Fé

 

Estamos iniciando o Ano da Fé, no qual o Papa Bento XVI quer exortar a todos os fiéis para o aprofundamento e a confirmação de tudo aquilo que a Igreja professa como verdade. “Sucede não poucas vezes que os cristãos sintam maior preocupação com as consequências sociais, culturais e políticas da fé do que com a própria fé, considerando esta como um pressuposto óbvio da sua vida diária. Ora, um tal pressuposto não só deixou de existir, mas frequentemente acaba até negado”.

 Diante desta complexidade cultural, o Papa dá abertura ao Ano da Fé, para despertar dentro do coração de cada cristão uma consciência autêntica e verdadeira daquilo que professamos e cremos. Santo Agostinho no século IV pregava que “só podemos amar aquilo que conhecemos”, e a fé só pode ser verdadeira se estiver madura no conhecimento, pois a razão não pode se distanciar da fé. É necessário “crer para compreender e compreender para crer”.

O pontificado de Bento XVI tem demonstrado uma preocupação em levar a Igreja a uma intensa reflexão sobre a fé, partindo essencialmente do encontro com a pessoa de Jesus Cristo. A fé é fruto deste encontro que só pode existir a partir da experiência de amor com Jesus Mestre. A mesma fé também possui a necessidade de ser renovada a cada dia.

O Ano da Fé tem seu início no dia 11 de outubro de 2012 e se estenderá até o dia 24 de novembro de 2013. Os fatores que levaram a esta iniciativa são apontados pelo Papa Bento XVI na Carta Apostólica Porta Fidei – A Porta da Fé. Dentre os fatores que são apresentados, dois possuem relação com o dia 11 de outubro que marca os cinqüenta anos de início dos trabalhos do Concílio Vaticano II e os vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

Dentro desse processo de evangelização, o Papa Bento XVI convocou diversos bispos do mundo inteiro para o Sínodo sobre a nova evangelização. O Sínodo é a reunião de alguns bispos escolhidos pelo Papa para discussão e elaboração de um documento sobre algum tema proposto. Neste caso, o Sínodo sobre a nova evangelização terá como temática “a nova evangelização para a transmissão da fé”.

Através do Sínodo, surge uma Exortação Apostólica Pós-Sinodal, assim como ocorreu em 2010 quando foi publicado a Verbum Domini, fruto do Sínodo sobre a Palavra de Deus. Este documento sobre a nova evangelização será de grande valia para a Igreja, mostrará caminhos seguros por onde a fé deve ser difundida e proclamada.

Os fiéis devem sempre acolher o desejo do Papa, pois é nele que se revela mais intimamente o desejo de Deus para a Igreja. Portanto, enquanto bispos do mundo inteiro se reúnem para pensar os meios de proclamar a fé no mundo atual, nós temos dois deveres fundamentais: rezar para que o Espírito Santo ilumine os nossos bispos e também estudar os conteúdos da fé para estarmos preparados para a missão de proclamar o evangelho a todas as nações.

Neste mesmo sentido, o desejo do Santo Padre já se revelava no ano passado, quando em preparação para a Jornada Mundial da Juventude em Madri, publicou o catecismo para os Jovens, o Youcat, em que, no prefácio, ele exorta a necessidade de compreendermos a fé para amarmos mais a Igreja: Por isso, exorto-vos: estudai o catecismo! Estes são os meus votos de coração. [...] Portanto, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo por ele! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o em dois, se sois amigos, formai grupos e redes de estudo, trocai ideias na internet. Permanecei de qualquer modo em diálogo sobre a vossa fé!”

Neste início de Ano da Fé meu desejo é que sigamos o exemplo dos primeiros discípulos como nos relata o autor sagrado em At 2,42 “Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.”

 

Gustavo Batista

Seminarista Seminário Maior de Viamão


Evangelize
    
Login
Usuário
Senha
Facebook
Comunidade Nos Passos do Mestre © 2011 todos os direitos reservados www.nospassosdomestre.com.br - Desenvolvido por Tabor