Nos Passos do MestreNos Passos do MestreNos Passos do Mestre
Formação

A leitura espiritual

Você já se perguntou como está o seu relacionamento com a leitura espiritual?

Esta pergunta é importante, pois leva aqueles que desejam crescer na sua caminhada de fé a uma reflexão. E este caminho de crescimento e amadurecimento da fé também passa pela leitura.

Nesse sentido, nós da Comunidade Nos Passos do Mestre pensamos ser necessário partilhar algumas reflexões sobre a leitura espiritual a fim de gerar mais frutos na vida de nossos irmãos.

Para que reconheçamos como está nosso relacionamento com a leitura de um modo geral, é necessário fazer um resgate da leitura na nossa infância, nos tempos da escola, recordarmos a existência da biblioteca, a frequência com que líamos, se éramos incentivados pela família, enfim, é importante trazer em mente tudo que pode nos ajudar a entender nossos traumas ou dificuldades que hoje podem nos desanimar diante de um livro.

Esclareço aqui alguns benefícios da leitura de um modo geral, entre eles: facilitar a concentração; ajudar na objetividade e na tomada de decisões; expandir a capacidade de comunicação; ampliar o conhecimento; aumentar o senso crítico; desenvolver o repertório; emocionar e causar impacto; aumentar o poder de memória; exercitar a mente; facilitar a escrita; aumentar o vocabulário; mudar a vida do leitor; estimular a criatividade, o entendimento; aumentar a capacidade de argumentar; acalmar o estresse; ampliar o campo de visão; incentivar a reflexão e a formação de opinião; ajudar na utilização dos recursos da linguagem; ajudar a alcançar um sono profundo; confrontar pontos de vista; dinamizar. Além de tudo, a leitura é informação, pode ser uma atividade de lazer; beneficia a saúde mental, a atividade neurológica; ensina algo novo, e também desmassifica, enriquece, instrui entre tantos outros benefícios.

A Comunidade Nos Passos do Mestre vê a leitura espiritual como um alimento que nos fortalece durante os diversos momentos do nosso dia – seja em casa, no ônibus, nos intervalos –, ela nos sustenta e ajuda na formação permanente e no autoconhecimento. Percebemos também que não há como nos comprometermos com a santidade sem nos esforçar para entender melhor nossa fé, seus fundamentos, sua história.

A leitura espiritual consiste em uma leitura atenta e bem assimilada de um bom livro que trate de assuntos da vida espiritual, que nos ajude a aplicar a leitura na nossa vida cotidiana. É um estudar um livro por completo!

No entanto, não podemos confundir a leitura espiritual com a oração mental ou meditação. Para a oração mental, a cada dia, podemos escolher à vontade textos de livros variados, como, por exemplo, o livro Imitação de Cristo.

A partir da reflexão sobre os conceitos que se tem sobre leitura espiritual, sugerimos alguns passos que podem ajudar na realização da leitura espiritual.

  • Em primeiro lugar, é necessário convencer-se da sua necessidade e tomar a firme decisão de fazer a leitura, sempre que possível, diariamente.
  • Escolher o seu melhor momento do dia para a leitura – pense, faça experiências e defina.
  • Definir o horário: bastam dez ou quinze minutos para tirar bom fruto dessa prática espiritual.
  • Defina o lugar, quanto mais confortável melhor, mas se não for possível, faça a leitura mesmo assim.
  • Escolha bem, em cada momento, o livro de leitura espiritual. Procure ler um livro que vá ao encontro das suas necessidades espirituais do momento. É muito importante também observar a escolha criteriosa do autor. Prefira livros que sejam indicações do seu diretor espiritual, formador, irmão de comunidade.
  • Definido o livro, leia-o devagar, pausadamente, em sequência, até o fim, lendo, relendo, refletindo e rezando. Não importa quanto tempo você demorará a terminar um livro, mesmo que seja breve. Um bom livro pode ser relido todos os anos.
  • Depois da leitura diária, ao fechar o livro, pergunte-se: o que foi que eu li, o que compreendi?
  • Organizar um caderno para fazer anotações, escrevendo nele o que mais chamou a atenção, tirando o fruto da leitura.

Para concluir, há outras leituras, que também nos fazem muito bem, mais ainda, que nos fazem muita falta – são as leituras que nos proporcionam formação doutrinal, como, por exemplo, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, Catecismo da Igreja Católica, A fé explicada de Leo Trese. Contribuindo com a formação doutrinal, a Comunidade NPM realiza o Curso Fundamentos da Fé que tem como base o livro A fé explicada.

As histórias dos Santos também fazem referência a maravilhosos exemplos da eficácia da leitura espiritual, por exemplo, Santo Agostinho, São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola, Santa Teresa e tantos outros mais.

O Santo Cura d’Ars lia todos os dias vidas dos santos; por mais ocupado ou cansado que estivesse, nunca deixava de fazer sua devota leitura.

A leitura espiritual pode ainda trazer-nos muitos frutos, pois, além de ser um rico alimento espiritual e de conhecimento, é um importante instrumento de auxílio na nossa formação; podemos ainda indicar um livro para um irmão; da mesma forma que a leitura também nos deixa em sintonia para a oração ou para participar da Eucaristia.

Santo Isidoro nos diz: Quando oramos, somos nós que falamos com Deus; mas, quando lemos um livro espiritual, então é Deus que fala conosco.

E não esqueça: O que importa não é ler muito, mas ler bem!

 

Silvana Jardim
Comunidade Nos Passos do Mestre
Twitter: @SilvanaNPM
Facebook: silvana.jardim.9
E-mail: silvana@nospassosdomestre.com.br 


Evangelize
    
Login
Usuário
Senha
Facebook
Comunidade Nos Passos do Mestre © 2011 todos os direitos reservados www.nospassosdomestre.com.br - Desenvolvido por Tabor