Sediada na Arquidiocese de Porto Alegre, a Comunidade Nos Passos do Mestre, fundada em 07 de fevereiro de 2000, tem como carisma o Seguimento de Jesus Mestre, trabalhando na formação de discípulos e discípulas nos dias de hoje. Os membros da comunidade são todos de Aliança - ou seja, mantém sua missão e trabalho inseridos no mundo, como padres diocesanos e leigos, celibatários, solteiros e casados. Nosso fundador, Ricardo Martins, é leigo, casado, engenheiro e pai de dois filhos.

“Se alguém quer me seguir, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga.”

Mc 8, 34

Nossa missão é levar uma palavra de conforto aos abatidos deste mundo, de modo especial, às pessoas marcadas pela dor do luto e da morte, inspirados pela palavra de Isaías 50, 4-5: “O Senhor Deus me deu uma língua de discípulo para que eu saiba reconfortar pela palavra aquele que está abatido. Cada manhã, ele desperta meus ouvidos para que eu escute como discípulo.” Por isso, desde de 2013 desenvolvemos um trabalho voluntário de acolhimento a pessoas enlutadas, através da Casa de Escuta Santa Maria Madalena (casadeescuta.com.br).



Chamados a permanecer aos pés do Mestre e pela Sua Palavra sermos formados, cultivamos nossa vida de oração através da escuta diária da Palavra (Lectio Divina), das visitas ao Santíssimo Sacramento e da Adoração semanal. Na proximidade com o Mestre, através da escuta e do silêncio, compreendemos os seus apelos, somos por Ele formados e atendemos ao mandato missionário que Ele nos confia. Na intimidade também somos chamados à vivência fraterna, a formarmos um corpo comunitário, em todos sejam um: “nisto reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. Jo 13, 35

Atitude fundamental do discípulo, a escuta se manifesta em diversas dimensões da nossa vida cotidiana, tanto na necessidade de escuta da Vontade de Deus, da Palavra, como na escuta de nós mesmos, do outro que é nosso irmão e dos abatidos que se apresentam ao longo o caminho. Através da escuta, nos deixamos formar e nos tornamos mais parecidos com o Mestre Jesus.

Se por Ele somos consolados, também por Ele somos chamados a consolar, levando aonde formos uma palavra de esperança, o testemunho do Seu amor e a certeza da Vida Eterna. Em cada serviço que realizamos, doamos um pouco de nossas vidas para levar a consolação ao mundo. A escuta e a intimidade geram em nós consolo, e nos impulsionam a levar ao mundo a verdadeira consolação: a fé na Ressurreição de nosso Mestre, que dá acesso a uma vida nova em Deus.

VEM SER NPM - Clica aqui